Parceria - Rádio Icó News

terça-feira, 20 de março de 2018

SCANNER DE CORPO DE ÚLTIMA GERAÇÃO ESTÁ SE DETERIORANDO NO IML DE PARNAÍBA

O scanner encontra-se em uma sala sem uso com materiais abandonados.

O equipamento foi comprado para otimizar o laudo de autópsia dos corpos ao chegarem no Instituto, no entanto, o mesmo está abandonado, sem nenhuma serventia há quase dois anos. O aparelho custou aos cofres públicos R$ 800 mil reais.

Resultado de imagem para predio do iml em parnaiba
O scanner de corpo, aparelho de Raio-X ultramoderno que custou quase 1 milhão de reais está se deteriorando no IML de Parnaíba.

O scanner de corpos deveria ser utilizado por peritos do Instituto Médico Legal de Parnaíba. Este tipo de equipamento desperta curiosidades e já é utilizado em diversos estados brasileiros, nos Estados Unidos e até mesmo na Arábia Saudita.  

Com cerca de três metros de comprimento, a maquina permite que diversos exames sejam realizados em corpos sem que seja necessário fazer o corte. O scanner direciona o exame por meio da radiografia compartimentada, ou seja, por cada região do corpo a ser analisado.

Scanner do IML de Teresina, idêntico ao que está abandonado em Parnaíba

Segundo o diretor estadual do IML, Marcos Antônio de Araújo, o scanner visa à dignidade do cadáver. “Se uma pessoa levar um tiro, a máquina logo identifica o projétil e o laudo sai rapidamente, ou seja, não precisa abrir o corpo para pesquisar onde foi especificamente que a bala se alojou, o cadáver não precisa ser invadido”, explica.



Fonte; Jornal da Parnaíba/ edição Plantão Parnaíba 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário