Parceria - Rádio Icó News

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

EX-PREFEITO DE BURITI DOS LOPES E EMPRESÁRIOS SÃO PRESOS NA OPERAÇÃO ESCAMOTEAMENTO


Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (23/08) a 3ª fase da Operação Escamoteamento, que é um desdobramento da investigação iniciada no município de Cocal. 


A investigação tem como foco o desvio de recursos públicos da cidade de Buriti dos Lopes, onde algumas empresas e empresários da Serra da Ibiapaba no Ceará, juntamente com a participação de agentes públicos, desviaram recursos públicos entre os anos de 2013 e 2016.    
Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária e dezesseis de buscas e apreensões.


ÓRGÃOS ENVOLVIDOS
A operação, que é comandada pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Piauí), conta com o apoio e participação no cumprimento dos mandados, da Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Piauí e Polícia Militar do Piauí, além do Ministério Público do Estado do Ceará.


BLOQUEIO DE BENS
Também foi requerido pelo Ministério Público do Piauí o bloqueio no total de R$ 8.388.822,64 de bens dos investigados, valor este inicialmente detectado de prejuízo ao erário.
Os referidos mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara Única de Cocal.
FRAUDES NOS MUNICÍPIOS
A Operação Escamoteamento teve como base fiscalização da CGU, que apurou a existência de empresas “fantasmas” contratadas de forma fraudulenta, entre 2013 e 2015, no município de Cocal (PI). Os desvios – que incidem sobre recursos federais, estaduais e municipais – tinham o envolvimento, conjunto e articulado, de servidores da Prefeitura e de representantes de empresas (sem capacidade operacional e algumas sem sede física). O prejuízo estimado, nas primeiras fases, é da ordem de R$ 18 milhões.
Bernildo Val
EX-PREFEITO É PRESO
Policiais cumpriram mandado de busca e apreensão nas residências do ex-prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val (PSD). Ele foi preso na sua casa na Zona Leste de Teresina e encaminhado para a sede da Greco.
Bernido é o atual diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e foi prefeito de Buriti dos Lopes entre 2013 a 2016. Ele tentou a reeleição, mas acabou perdendo.
CINCO EMPRESÁRIOS JÁ FORAM PRESOS
Cinco empresários também foram presos na operação por associação criminosa, fraude em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro.
Um dos empresários é Carlos Kenede Fortuna Araújo, que foi preso em outra fase da Escamoteamento, mas respondia em liberdade.
Funcionários públicos, um engenheiro e um ex-secretário de Viçosa (CE) também estão presos.

CONFIRA A LISTA DE NOMES:

Sete mandados de prisão preventiva foram para:
  • -Bernildo Duarte Val, ex-prefeito de Buriti dos Lopes e atual diretor da Adapi
  • -Juscelino Duarte Val, irmão do ex-prefeito Bernildo
  • -Carlos Kenede Fortuna de Araújo, conhecido como Carlinhos Pezão, sócio-proprietário da empresa Vicosel Construções e Serviços, que mora em Tianguá, no Ceará
  • -Jasem Nunes, proprietário da J. Nunes Empreendimentos - ME e sócio-cotista na empresa L J Serviços e Construções Eireli, que mora em Tianguá, no Ceará
  • -Francisco Elânio Moreira Arruda, empresário que mora em Tianguá, no Ceará.
  • -Lindomar Sousa Nunes, é servidor público e mora em Tianguá, no Ceará
  • -Gerlan Nunes, é um empresário que também mora em Tianguá, no Ceará.

Os seis mandados de prisão temporária foram para:

  • -Ademir Felipe Teixeira Nascimento Filho, empresário e ex-secretário municipal de Buriti dos Lopes.
  • -Islano Ramabir Silva Pereira, funcionário público da prefeitura de Buriti dos Lopes.
  • -Ícaro Rafael de Sousa Arruda, empresário e ex-secretário de finanças de Viçosa, no Ceará.
  • -José Sidney Dourado Gomes, empresário que mora em Tianguá, no Ceará.
  • -Francisco Zerbini Dourado, que mora em Tianguá, no Ceará.
  • -Francisco Fausto de Oliveira Neto, proprietário da Ágile Construções e Locações de Máquina Eireli, de Fortaleza, no Ceará.

Fonte; 180 Graus / edição Plantão Parnaíba 24 horas








Nenhum comentário:

Postar um comentário