Parceria - Rádio Icó News

quarta-feira, 14 de abril de 2021

PIAUÍ ULTRAPASSA CHINA EM NÚMEROS DE ÓBITOS POR COVID-19


O Piauí já ultrapassou a China no número de mortes pelo novo coronavírus. O Estado acumula 4.633 mortes nesta terça-feira (13), enquanto que o país asiático, berço da pandemia, contabiliza 4.611 mortes, segundo levantamento do JHU CSSE Covid-19. O estudo apresenta as principais regiões metropolitanas da China escalonadas pelo número de óbitos. Levando em consideração a população dos dois territórios, a doença foi bem mais mortal para os piauienses.

A China tem uma população de 1,398 bilhões de pessoas, enquanto o Piauí possui apenas 3,281 milhões. O Estado representa apenas 0,2% da população chinesa. A mortalidade mais expressiva é uma consequência do relaxamento de medidas de restrição. Superando a china com 22 mortes de diferença pelo levantamento divulgado, o Estado também está na frente de países como a Austrália (909 mortes).

O Estado enfrenta a pandemia com filas de espera para leitos clínicos e de UTI Covid em uma verdadeira corrida para habilitar novas estruturas hospitalares. Os casos continuam crescendo e novas cepas foram identificadas no Piauí em três pacientes residentes em Teresina. Médicos estimam que a taxa de mortalidade no Estado chegue a 80% em leitos emergenciais. O público mais jovem concentra boa parte dos casos.

Foram identificadas as variantes P.1 derivada da linhagem B.1.1.28 e a variante P.2 derivada da linhagem B.1.1.33, novas cepas do SARS-COV-2. Os pacientes são residentes de Teresina nos bairros Nova Teresina, Centro e São Joaquim, onde eles relataram terem mantido contato com pessoas oriundas do Maranhão e Amazonas, onde há o registro das mesmas variantes. Um deles tem idade de nove anos, sexo feminino e o outro de 18 anos do sexo masculino. O terceiro paciente é residente no bairro São Joaquim, tem 56 anos e esteve em Pedreiras no Maranhão.



Fonte; Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário