Parceria - Rádio Icó News

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

MAIS DE 224 MIL PIAUIENSES ESTÃO COM VACINAÇÃO ATRASADA


O Piauí tem 224.659 piauienses com a segunda dose da vacina contra covid-19 há 15 dias de atraso ou mais. São pessoas que já poderiam ter tomado à segunda dose de acordo com o aprazamento de cada imunizante, no entanto não buscaram os serviços de saúde até o momento.

Do total do público que está com a segunda dose em atraso, 83.061 tomaram a vacina Coronavac; 107.508 Oxford/AstraZeneca; e 34.090 Pfizer/BioNTech. Em relação à dose de reforço, as pessoas com mais de 18 anos e que tomaram a segunda dose há cinco meses já podem ir a uma unidade de saúde tomar a terceira dose da vacina. Até o momento, apenas o imunizante da Pfizer está liberado para esse fim.

De acordo com a FioCruz, a maior parte dos atrasados tem idade entre 30 e 60 anos, como é o caso da Astrazeneca. Para a Coronavac  foi observado um atraso distribuídos nas faixas entre 60 e 90 anos e, também entre os mais jovens de 20 a 40 anos. Já o atraso na segunda dose da Pfizer está concentrado entre 30 e 50 anos.

O Secretário de  Estado da Saúde, Florentino Neto, alerta a população que a imunização completa é que garante a proteção contra a doença. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a Covid-19, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação é a principal garantia de defesa contra a doença”, ressalta. 

Para o gestor, além de não garantir a efetividade completa da imunização, os atrasos podem acarretar no aumento de casos, óbitos e também no surgimento de novas variantes. “ Temos percebido o aumento gradativo no número de vacinas atrasadas no estado a cada relatório divulgado pela FioCruz. Isso é inadmissível diante da dificuldade que enfrentamos para garantir vacinas para todos”, destaca Florentino Neto.

Levando em consideração as cinco maiores cidades do estado a capital Teresina está com 47.250 pessoas com a vacina atrasada. Na segunda cidade mais populosa do Piauí, Parnaíba, são 16.673. Já no município de Picos estão sem completar o esquema vacinal 4.586, em Piripiri são 3.939 indivíduos e em Floriano estão faltando 5.073 pessoas voltarem aos postos para tomar a D2.



Fonte; R10

Nenhum comentário:

Postar um comentário