Parceria - Rádio Icó News

domingo, 10 de julho de 2022

ESTÁTUA DO CORONEL SIMPLÍCIO DIAS DA SILVA SERÁ ERGUIDA NA PRAÇA DA GRAÇA NO CENTRO DE PARNAÍBA


Por iniciativa do presidente da Academia Parnaibana de Letras, escritor e jornalista José Luiz de Carvalho e o apoio financeiro do empresário e acadêmico Valdeci Cavalcante, será erguida na praça da Graça, centro de Parnaíba, uma estátua do coronel Simplício Dias da Silva.

A ideia de homenagear o maior herói das lutas pela independência do Brasil no Piauí foi de um grupo de historiadores, membros do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico e da Academia Parnaibana de Letras, Reginaldo Júnior, Elmar Carvalho, Vicente Araújo da Silva, Diego Mendes, Pádua Marques, Arlindo Leão, Claucio Ciarlini, Diderot Mavignier e Antonio Gallas Pimentel.

O projeto de instalação da estátua no centro da praça conta com o apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Parnaíba. A obra está em fase final de execução pelo artista plástico Sérgio do Porto das Barcas.

A ideia do grupo é deixar nesse bicentenário da Independência do Brasil no Piauí, a importância do nome de Simplício Dias pelo esforço pessoal e financeiro nas batalhas que garantiram a vitória do movimento separatista tendo a participação de Leonardo Castelo Branco, João Cândido de Deus e Silva, Coronel Miranda Osório e outros. 


Fonte: APAL. Foto: JLC. Edição: APM Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário