Parceria - Rádio Icó News

segunda-feira, 9 de julho de 2018

PEIXE-BOI ENCALHA NA PRAIA DE ATALAIA E BIÓLOGOS FAZEM ALERTA PARA PRESERVAÇÃO

Peixe-boi foi encontrado morto na praia de Atalaia, município de Luís Correia. (Foto: Instituto Tartarugas do Delta)

Animal ameaçado de extinção chegou morto à praia e foi enterrado por biólogos. Segundo pesquisadores, lixo jogado na praia e pesca podem ameaçar habitat dos peixes-boi do Piauí.

O corpo de um peixe-boi marinho foi encontrado na areia da Praia de Atalaia, no município de Luís Correia, no litoral do Piauí, na manhã deste domingo (08/07). 

O animal de aproximadamente 1,70 metros de comprimento chamou a atenção de banhistas. De acordo com o Projeto Pesca Solidária, o Piauí é o estado com a maior população de peixes-boi do Brasil.

Animal chamou a atenção dos banhistas na Praia de Atalaia, no município de Luís Correia. (Foto: Instituto Tartarugas do Delta)

O animal foi encontrado por volta do meio-dia por banhistas. O corpo foi retirado do local por membros do Instituto Tartaruga Marinha. Segundo a bióloga Werlanne Magalhães, o peixe-boi encalhou já em óbito, trazido pela maré alta e deixado na praia.
O peixe-boi encontrado neste domingo (8) era uma fêmea e estava em idade juvenil, entre 1 ano e meio e dois anos. O animal estaria morto há cerca de duas semanas. “Ela já estava em estado avançado de decomposição, e não pudemos fazer uma análise da causa mortis por necropsia”, explicou a bióloga.

Resultado de imagem para peixe boi ameaçado de extinção

Ameaçado de extinção

A bióloga Liliana Sousa, coordenadora do Projeto Pesca Solidária, que luta pela proteção dos peixes-boi do Piauí, disse que o caso gera preocupação por que os encalhes são raros. “Ano passado tivemos um encalhe de um filhote, o que é compreensível pela falta de experiência”, disse Liliana. O último encalhe de um peixe-boi adulto foi registrado em 2012.

“Se a gente tira o peixe-boi do ambiente natural, a gente perde peixes, perde camarão, perde uma série de indivíduos que dependem dele no ambiente. Por isso os cuidados de conservação são urgentes”, disse Liliana Sousa.

Resultado de imagem para peixe boi ameaçado de extinção

O peixe-boi é um animal ameaçado de extinção de grande importância para a fauna marinha do Piauí. “A gente precisa entender por que estão acontecendo esses encalhes, que antes não aconteciam. Pode ser o lixo jogado na praia, a interação com a pesca de arraste, ou ter contraído alguma doença”, alertou.

A população de peixes-boi do Piauí, de acordo com o Projeto Pesca Solidária, é a maior de todo o Brasil. São cerca de cinquenta indivíduos catalogados, vivendo de forma natural no litoral do Piauí. O número corresponde a quase 10% dos peixes-boi marinhos do Brasil.



Por Andrê Nascimento, G1 PI/ edição Plantão Parnaíba 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário