Parceria - Rádio Icó News

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

POLÍCIA FEDERAL FAZ BUSCAS EM ENDEREÇOS LIGADOS AO SENADOR CIRO NOGUEIRA

FOTO; ASSIS FERNANDES/ O DIA
A Polícia Federal (PF) está cumprindo na manhã desta quinta-feira (27) mandados de busca e apreensão em duas residências atribuídas ao senador Ciro Nogueira (PROGRESSISTAS), em Teresina. A operação cumpre uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que abriu inquérito contra o parlamentar piauiense.
De acordo com a PF, o inquérito apura supostos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa praticados por empresários de uma grande empreiteira, políticos e doleiros.
As investigações tiveram início com acordos de colaboração premiada firmados por executivos da empreiteira junto à Procuradoria-Geral da República (PGR), e que apontaram os caminhos percorridos pelos valores que teriam sido desviados de obras públicas concedidas à empresa.
O Portal O Dia buscou a assessoria de imprensa do senador, mas até o momento não obteve nenhuma resposta. 
Ministro Fachin já havia autorizado abertura de inquérito
A ação da Polícia Federal pode estar relacionada ao inquérito autorizado na semana retrasada pelo STF, por meio do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato. A investigação apurava o recebimento de vantagens ilícitas por parte do presidente do PROGRESSISTAS em duas situações.
Em uma delas, Ciro teria recebido um valor repassado a seu partido pelo apoio na reeleição de Dilma Rousseff em 2014. Em outra situação, o senador piauiense teria se encontrado com executivos da J&F, que pediram ao parlamentar para adiar uma reunião partidária onde provavelmente seria decidido pela saída do PROGRESSISTAS do Governo em 2016.
Na ocasião autorização da abertura deste inquérito, a reportagem tentou contato com a assessoria de Ciro Nogueira, mas nenhum posicionamento foi dado.

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Lucas Albano e Maria Clara Estrêla/ portal o Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário