Parceria - Rádio Icó News

terça-feira, 3 de setembro de 2019

SETEMBRO AMARELO - CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Resultado de imagem para setembro amarelo

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo, e ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

Para a campanha "Setembro Amarelo", "a primeira medida preventiva é a educação". "É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade".

O suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, diz a campanha. "Mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo". Fatores que merecem atenção são isolamento, mudanças de hábitos, perda de interesse por atividades que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite. 

"O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável.

Setembro Amarelo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário