Parceria - Rádio Icó News

domingo, 6 de maio de 2018

CONFIRMADA A PRIMEIRA MORTE POR H1N1 NO ESTADO DO PIAUÍ - O CASO OCORREU EM TERESINA


IMAGEM ILUSTRATIVA

Vítima é o motorista da Secretaria Estadual de Saúde, F.L.S, de 52 anos. Ele se recusou a ficar internado na primeira ida ao hospital e retornou em estado gravíssimo.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) confirmou na tarde deste domingo (06) a primeira morte por Gripe H1N1 no Estado do Piauí este ano. A vítima é um motorista da Secretaria Estadual de Saúde, de iniciais F.L.S, 52 anos e morava em Teresina. Ele se recusou a ficar internado na primeira ida ao hospital, quando apresentou os sintomas, e quando retornou, já estava em estado gravíssimo.

No momento, Teresina está aguardando que o Ministério da Saúde envie um novo lote de vacinas contra a gripe ainda esta semana. O estoque de vacinas para a Campanha Nacional, que protegem contra os vírus Influenza tipo B, A H1N1 e A H3N2, já zerou na Rede de Frios da Capital.
Casos confirmados
Até a última semana de abril, a FMS já havia confirmado sete casos de H1N1 em Teresina, Em nota, a Fundação comunicou que novos resultados de exames para síndrome gripal deram positivo. 
A Fundação Municipal de Saúde confirmou nesta quinta-feira (26) mais seis casos de gripe H1N1 em Teresina. Todas as pacientes diagnosticadas até então eram mulheres:duas irmãs de 19 e 22 anos, duas idosas, uma mulher de 54 anos e uma gestante que esteve internada no hospital do Buenos Aires. Esta última teve alta e se recupera em casa. As pacientes que foram diagnosticadas com a doença não tiveram nenhum tipo de complicação, passaram por atendimento para síndrome gripal e agora se recuperam do vírus. 
Resultado de imagem para influenza
Influenza
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz.
Lavar as mãos até os cotovelos com água e sabão várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são alguns dos cuidados que pode evitar a contaminação.


O Ministério da Saúde é responsável em enviar as doses da vacina contra a gripe. A Secretaria Estadual de Saúde é responsável em fornecer as agulhas para aplicação das doses e a Fundação Municipal de Saúde é responsável pelo armazenamento, distribuição e aplicação das doses na população.


Fonte; Portal O dia/ edição Plantão Parnaíba 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário