Parceria - Rádio Icó News

sexta-feira, 4 de maio de 2018

INFORMAÇÃO - EVITE EMOJI MISTERIOSO QUE TRAVA WHATSAPP TOTALMENTE


Foto Bruno de Blasi/ Tech tudo

Usuários do WhatsApp relatam um novo bug ao receber um emoji de esquilo, com os dizeres “não toque aqui”, travando o app ou mesmo o smartphone após tentar tocar ou remover a mensagem. A falha, que não se trata de um vírus, afeta celulares Android, e pode ser resolvida fechando e abrindo o app ou reiniciando o celular.

A recomendação é de que o usuário não pressione e não compartilhe a mensagem, para evitar transtornos. O WhatsApp ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
O bug acontece quando uma mensagem com emojis de esquilo ou um ponto preto, com os dizeres como “não toque aqui” ou “Se você tocar no ponto preto seu WhatsApp vai travar”, é recebida tanto em grupos quanto em conversas privadas. Dessa forma, ao tentar pressionar, selecionar ou remover a mensagem, o uso do aplicativo ou do celular é impossibilitado imediatamente.
Foto: Reprodução/ Bruno de Blasi
Segundo o site Xataka Android, a falha acontece quando um conjunto com mais de 4.000 caracteres ocultos é enviado em apenas uma mensagem. Dessa forma, o WhatsApp se torna não responsivo, uma vez que a quantidade é acima do suportado pelo aplicativo.
Em testes do TechTudo, para solucionar o bug, foi preciso fechar e abrir aplicativo novamente. Para apagar a mensagem, é preciso utilizar o WhatsApp Web ou excluir a conversa com completo. Até o momento, não há informações sobre atualizações com a correção do problema.
Segurança
Embora a falha não seja um vírus, o WhatsApp enfrentou algumas tentativas de golpe no início do ano. Em abril de 2018, uma ameaça afetou 600 mil brasileiros em menos de 24 horas, usando beneficiários do programa Bolsa Família como alvos. No mesmo mês, 26 mil usuários foram atingidos por outra tentativa de fraude, prometendo recarga grátis.
Para evitar problemas, é importante estar atento a links compartilhados entre amigos e familiares. Há, também, soluções fornecidas por aplicativos, como AVL, Avira e DFNDR Security, que impedem ameaças com ferramentas anti-phishing que permitem encontrar conteúdos suspeitos no WhatsApp, Facebook Messenger e em mensagens SMS.


Fonte: G1/ edição Plantão Parnaíba 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário