Parceria - Rádio Icó News

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

BIÓLOGA CONFIRMA PRESENÇA DE TUBARÕES NAS PRAIAS PIAUIENSES

Os tubarões foram vistos pela primeira vez na quarta-feira (02) (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Neste domingo (06), a bióloga Geórgia Aragão, especialista em tubarões, confirmou a presença de tubarões no litoral piauiense e fez um alerta aos banhistas. Na última quarta-feira (02), turistas que estavam na Praia do Coqueiro, em Luiz Correia, litoral do Piauí, avistaram tubarões próximos à beira mar. Em um vídeo que circulou pelas redes sociais é possível ver três animais nadando perto da praia. 

“Estamos confirmando a presença de tubarões na Praia do Coqueiro. Tem um grupo de tubarões muito próximo à área de praia, na área de arrebentação, e hoje de manhã o grupo estava nas proximidades do Aimberê [hotel]. A indicação é que não se deve entrar na água”, disse.

A bióloga destacou ainda que não se sabe qual é a espécie de tubarões que está no Piauí, entretanto, por questões de segurança, a recomendação é de que os banhistas evitem todas as praias do litoral.

“[Eles] estão sendo avistados no Coqueiro, mas esses tubarões não ficam fixos em uma área muito curta e nosso litoral também é muito pequeno, então eles podem estar peregrinando pelo litoral. Não entrem na água porque tem tubarões, sim!”, enfatizou Geórgia Aragão, destacando que o grupo é formado por tubarões jovens e de porte médio.

Geórgia Aragão comentou que as imagens do vídeo foram analisadas e, apesar da baixa qualidade, é possível observar um padrão de barbatanas que parecia ser de golfinho. No entanto, neste domingo foi avistado pela própria bióloga um grupo de cinco tubarões jovens na mesma praia, levando a crer que sejam os mesmo registrados no vídeo do dia 02 de setembro.

Para a bióloga, esses animais possivelmente estão em busca de comida, alimentando-se de cardumes que ficam na zona de arrebentação.

Confira o vídeo:


Após a confirmação da presença dos tubarões no litoral piauiense, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) emitiu nota informando que entrou em contato com a bióloga Geórgia Aragão sobre o caso e que também já entrou em contato com as equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), Corpo de Bombeiros e CIPTUR para orientações dos turistas. Além disso, a Secretaria pede que os visitantes evitem entrar na água.




Por Isabela Lopes/O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário