Parceria - Rádio Icó News

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

DEBATE COM CANDIDATOS DE PARNAÍBA É MARCADO POR DISPUTA E PROPOSTAS

Dando sequência aos debates promovidos pelo Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), foi promovido no domingo, 04 de outubro, o confronto de ideias com os candidatos à Prefeitura de Parnaíba. Todos os pleiteantes ao posto máximo do Executivo Municipal foram convidados, no entanto, o prefeito e candidato pelo Democratas, Mão Santa, preferiu não comparecer.

Neste âmbito, participaram os candidatos Dr. Hélio (PL), Romualdo Seno (DC) e Samaronne (PSD). O debate foi marcado por propostas em áreas como educação, turismo e saúde; na ocasião, os pleiteantes à Prefeitura do segundo maior colégio eleitoral do Piauí também teceram críticas à atual gestão. O candidato Samaronne defendeu ações na geração de emprego, maximizando o turismo e explorando o potencial da cidade. “Vamos gerar muitos empregos através da regularização fundiária, como também maximizar o turismo, Parnaíba pouco se investe em turismo, sequer secretaria tem, meu foco é uma visão empreendedora, pois Parnaíba tem potencial”, disse.

Por sua vez, Dr. Hélio tratou sobre a educação pública, defendendo avanços no desenvolvimento das escolas de tempo integral,e uma prova de desempenho do setor. “O desafio é melhorar, vamos iniciar o projeto de implantar escolas de tempo integral, desenvolver o nosso IDEB, democratizar a escolha dos nossos diretores, coordenadores; vamos ter a Provinha Parnaíba para que tenhamos a possibilidade de verificar esse desempenho. Hoje não temos merenda escolar, não temos creches, nenhum compromisso com a educação dessa atual gestão”, sinalizou. Também na educação, Romualdo Sena defendeu a realização de concurso público para a contratação de mais professores e servidores para o setor. “Como prefeito vou valorizar os professores, pagando salários bons, pagar em dia e abrir concurso público para professores e servidores, reestruturar as escolas, data show, notebook, pois é muito melhor atrair a educação na escola e diminuir a evasão escolar. Outra coisa temos que pensar que só pintar uma escola e botar banda de música não resolve”, complementou.

Romualdo aposta em segurança

Disputando a Prefeitura de Parnaíba pelo Democrata Cristão, Romualdo Seno defendeu investimentos pesados na segurança pública, aliando a Guarda Municipal armada com videomonitoramento e um aplicativo de emergência.

“Vou criar a Guarda Municipal armada, como vi em Balneário Camboriú, Santa Catarina, integrada com as forças policiais. Meus amigos ciclistas toda vez que forem passear vão ser acompanhados. Investiremos pesado em segurança, pois hoje temos medo até de andar na rua. Investiremos em câmera de segurança, infraestrutura e tecnologia”, afirmou. Para ele, há a necessidade de se investir em câmeras de segurança nas principais avenidas do município. “Vamos trabalhar na lei com essa parceria, colocaremos câmera nas principais avenidas, os postos de gasolina já foram assaltados várias e várias vezes, criarei o aplicativo de emergência, você está em perigo, viu alguma coisa errada, aperta o botão e chega a viatura na porta”, disse.

Dr. Hélio quer investir em indústrias


Candidato do PL nadisputa pela Prefeitura de Parnaíba, Dr. Hélio defendeu investimentos no setor do turismo, fomentando a geração de emprego e renda, como a criação de um Consórcio com os demais municípios litorâneos do Piauí. “A indústria do turismo é uma das que mais emprega no mundo, vamos liderar um Consórcio que irá envolver também Luís Correia, Barra Grande. Temos o Delta que o número de visitantes é muito aquém do que poderia ter, praias de alta beleza e tenho certeza que vamos através da Rota das Emoções, vamos ter um projeto, e não fazemos só, o Governo será um parceiro para dar uma dinamizada ainda maior na Rota das Emoções. Vamos fazer uma ação muito importante, pois ainda temos uma inibição, não tenho dúvidas que, definitivamente, o turismo vai acontecer na nossa gestão”, disse. Dr Hélio ainda defendeu uma escola de capacitação para o setor, buscando a atração de mais turistas ao município.

“Vamos criar a escola de capacitação turística, pois é muito importante termos nossos profissionais treinados, qualificados e a propaganda boca a boca é que tem feito o maior motor para que mais e mais pessoas possam nos visitar”, frisou.

Samaronne busca investir na economia

Disputando a Prefeitura pelo PSD, o candidato Samaronne defendeu investimentos na economia local, maximizando o microempreendedorismo. “Sabemos que essa questão da industrialização tem algo utópico, o que ele pode é dar isenção de construção, precisamos fazer parcerias público-privadas, regularização fundiária, microcrédito, a cidade de uma forma automática vai gerando mais renda e atraindo interesse. Temos que saber quem quer investir em Parnaíba, não é só indústria, tem o turismo, quando passamos ainvestir nesses talentos, atrai a atenção, traz potencial. Acredito que primeiramente temos que fazer o dever de casa, maximizar a economia local”, disse.

Na educação, o candidato pautou a valorização do corpo docente, como também a realização de concurso público. “O que vejo em educação não é só pintar colégio, na educação vemos a valorização do corpo docente, então, quando você investe em educação investe no corpo docente e em Parnaíba tem sido um caos. Na merenda escolar tem que tirar os alunos da escola mais cedo pois não tem merenda escolar, e na pandemia sequer houve um plano, Parnaíba precisa de muita coisa; o maior patrimônio que temos na educação são as pessoas”, frisou.




Fonte; Meio Norte 



Nenhum comentário:

Postar um comentário