De acordo com os Planos Operacionais de Segurança das Eleições Municipais de 2020, apresentados pelas forças de segurança nesta quarta-feira (7) ao Tribunal regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a Polícia Militar do Piauí (PM-PI) propôs que o órgão instale as urnas eletrônicas de algumas áreas urbanas somente no exato dia das eleições, no domingo, dia 15 de novembro, diferente do que ocorre tradicionalmente, que é a instalação dos equipamentos no dia que antecede as eleições, que será no sábado (14).
A proposta foi apresentada durante reunião entre os magistrados eleitorais das 82 zonas do Piauí e os oficiais comandantes de todos os Batalhões da Polícia Militar do estado, que debateram o “Planejamento Operacional de Segurança e Logística para as Eleições 2020”.
O comando da PM, comunicou que o pedido foi feito com base em experiências anteriores, e enfatiza que na véspera das eleições há muita demanda de policiamento e ocorrências, e muitas vezes os policiais estão designados a fazer a segurança das urnas, quando deveriam estar fazendo o policiamento da cidade, acompanhando os registros.
A proposta apresentada pela Polícia Militar , caso o tribunal decida manter a instalação dos equipamentos no sábado (14), é que o próprio TRE terá que contratar vigias para a zona urbana da cidade. Na zona rural o policiamento permanecerá mantido pela PM no sábado (14) e domingo (15).
O presidente do TRE, desembargador José James irá analisar a proposta e irá emitir um posicionamento se acata ou não o pedido da Polícia Militar.
Fonte; Blog do B.Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário