Parceria - Rádio Icó News

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

NOVO DECRETO PRORROGA RESTRIÇÕES E FLEXIBILIZA MÚSICA AO VIVO NO PIAUÍ


novo decreto elaborado pelo Governo do Estado, junto ao Centro de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), estabelece medidas sanitárias com o objetivo de barrar o crescimento do número de casos da Covid-19. O documento já foi assinado por Regina Sousa (PT), governadora em exercício, e pelo Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

As mesmas restrições do decreto ainda vigente serão mantidas, como proibição de festas, eventos e afins. O horário do comércio ficou estabelecido até às 17h e de 12h às 21h para shoppings. No entanto, algumas mudanças são previstas, como bares e restaurantes que poderão ficar abertos ainda até às 23 horas, mas com a permissão de música e bandas, desde que não haja aglomerações.

Regina Sousa (PT), governadora em exercício, já assinou o documento (Reprodução)

Além disso, depósitos de bebidas poderão ficar abertos somente até às 23 horas. O documento abaixo aponta que esse setor poderia funcionar após esse horário e com vendas exclusivas ao delivery, mas durante a reunião do COE-PI, ficou definido a modificação desse ponto para o citado anteriormente. Lojas de conveniência de postos de gasolina também não poderão mais funcionar depois desse horário. As normas deverão prevalecer do dia 22 ao dia 28 de fevereiro.

O decreto destaca ainda que a permanência de pessoas em espaços públicos abertos e de uso coletivo, como parques e praias, fica condicionada a obediência dos protocolos de medidas das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, especialmente ao uso da máscara. A fiscalização das medidas ficarão a cargo das vigilâncias, com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, onde houver.


O Secretário Florentino Neto explica que a decisão da prorrogação do decreto se deu após os altos índices de ocupação de leitos de UTI no estado, principalmente em Teresina, Parnaíba, Floriano e em Piripiri.

“Ontem mesmo a Prefeita Jove Oliveira de Piripiri e o presidente da Agespisa Genival Sales, nos ligaram preocupados com a situação. Em Piripiri, estamos incluindo lá, mais cinco leitos de UTI, o que estabiliza mais a questão da ocupação. Em Floriano, estamos fazendo um estudo para fazer essa ampliação. Em Parnaíba, estamos também estudando as estratégias para a ampliação da capacidade. Em Teresina, nós tivemos a retomada de leitos do Hospital da Polícia Militar e a ocupação também está muito próxima a 80%. Desta forma nós acompanhamos por meio de dois censos diários, a ocupação de leitos, para que a gente possa dar a resposta necessária em cada serviço”, disse.


Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário