Parceria - Rádio Icó News

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

05 DE AGOSTO - DIA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Equipe da vigilância sanitária do município de Parnaíba

A Lei Federal nº 13.098/2015 instituiu o dia 5 de agosto, dia em que se comemora o nascimento do grande sanitarista Oswaldo Cruz, como o Dia Nacional da Vigilância Sanitária.

As ações de vigilância sanitária são reconhecidas como as ações mais antigas do campo da saúde pública que iam dos cuidados com a salubridade das cidades e águas, do comércio de mercadorias até as remotas práticas de barbeiros, boticários e cirurgiões. Frente a estas situações, coube ao poder público o estabelecimento de regras que disciplinaram as práticas de comércio de produtos e alimentos, e o exercício profissional na área da saúde. 


O cenário da pandemia traz ainda mais desafios para a VISA de Parnaíba e que juntamente com as autoridades policiais, vem trabalhando incansavelmente para combater a disseminação da covid-19 no município.

A vigilância sanitária e seus agentes públicos tem normas e direito que os permite realizar determinados atos administrativos, como a fiscalização, a autuação, e a interdição de estabelecimento irregulares, de modo a garantir a segurança adequada para a população, com base em um conjunto de normas legais estabelecidos pela legislação.





Por José Neto / Plantão Parnaíba 24 horas
ACESSE:
E FIQUE BEM INFORMADO !


Nenhum comentário:

Postar um comentário