Rádio Icó News

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

BANHISTAS ENCONTRAM TUBARÃO LIXA ENCALHADO NA PRAIA PEITO DE MOÇA NO LITORAL PIAUIENSE

Um grupo de banhistas encontrou um tubarão lixa encalhado no sábado (28) na praia Peito de Moça, no município de Luís Correia, litoral do Piauí. O animal, ainda vivo, foi levado de volta para o mar pelos banhistas. Segundo especialistas, o tubarão lixa é dócil.

O encalhe aconteceu na manhã de sábado. O tubarão ficou preso nas pequenas lagoas que se formam na beira do mar quando a maré baixa, e não conseguiu retornar para as águas mais profundas onde pudesse nadar.

Um grupo de banhistas levou o animal nos braços até chegar a uma zona onde a profundidade da água fosse suficiente para que o animal conseguisse nadar, e o soltaram. Em vídeo (acima) é possível ver o tubarão voltar a nadar lentamente em direção ao mar aberto.


Segundo Cézar Fernandes, engenheiro de pesca e professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), o tubarão encontrado é jovem, e pode ter encalhado na região por conta do ferimento que tinha no olho (foto acima), que pode ter sido causado por uma rede de pesca.

O tubarão é da espécie ginglymostoma cirratum, conhecida como tubarão lixa, por conta da textura áspera da sua pele, ou como tubarão-enfermeiro. É um animal dócil que se alimenta de pequenos animais que ele encontra no fundo do oceano.

Segundo informações do Instituto Tartarugas do Delta, o tubarão lixa é bastante comum no litoral do Piauí. Ele costuma ser pescado por acidente pelos pescadores locais. Quando isso acontece, é geralmente devolvido para o mar.


Fonte: G1/Piauí


Nenhum comentário:

Postar um comentário