Parceria - Rádio Icó News

terça-feira, 19 de abril de 2022

ADOLESCENTE COM SINTOMAS DE DENGUE MORRE NO HEDA

A Secretaria de Estado da Saúde investiga mais uma morte por dengue no Piauí. São duas mortes confirmadas e duas em investigação por dengue no estado. 

Segundo dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), uma adolescente de 17 anos, que residia no município de Cocal, deu entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, com sintomas da dengue hemorrágica e foi a óbito.

A Coordenadora Estadual de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, explica que, de acordo a Declaração de Óbito, a morte foi em decorrência do agravamento da dengue, mas o CIEVS não pode fechar o protocolo sem os exames laboratoriais. “O atestado de óbito da adolescente saiu como “causa mortis” Dengue Hemorrágica, mas o Ministério da Saúde não está aceitando como mais um óbito pela doença porque não foram feitos os exames laboratoriais pertinentes, uma vez que a jovem já chegou em estado gravíssimo e evoluiu para a morte”, afirma.

Amélia alerta a todos os profissionais de saúde sobre a importância de fazer a sorologia no paciente para comprovar a doença. “Todo paciente grave, com sinais de alerta para dengue, deve ser coletado o material para ser encaminhado ao Lacen para confirmação laboratorial”, diz Amélia. A Sesapi confirma duas mortes na capital: um homem de 19 anos e uma criança de 9 anos; duas estão em investigação: uma mulher de 45 anos e a adolescente de 17 anos, em Parnaíba.

A dengue hemorrágica é mais frequente em pessoas que apresentam dengue pela 2ª vez, e pode ser diferenciada dos outros tipos de dengue por volta do 3º dia com o surgimento de hemorragias. Os principais sintomas da dengue hemorrágica são dor intensa na barriga, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos nas cavidades do corpo (abdômen, coração e pulmão), sangramentos, apatia ou irritação, tontura ao levantar, aumento do fígado e aumento da concentração do sangue.


Informações; Infoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário