Parceria - Rádio Icó News

domingo, 10 de abril de 2022

TRÊS RIOS SEGUEM EM COTA DE ALERTA DEVIDO ÀS CHUVAS, DIZ CPRM

Rio Marataoan em Barras - Imagem ilustrativa

O aviso é para as cidades de Barras, Esperantina e Luzilândia

Três rios localizados na região Norte do Piauí estão em cota de alerta devido às chuvas na região, é o que informa o boletim do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), divulgado na tarde deste sábado (9). O órgão monitora o nível dos rios na Bacia do Parnaíba.

O aviso é para as cidades de Barras, Esperantina e Luzilândia, que estão com os rios Marathaoan, Longá e Parnaíba, respectivamente, em cota de alerta.

Dessa forma, segue a solicitação para que os órgãos competentes se mantenham em alerta quanto a necessidade de ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas.

Em Esperantina o nível atualmente é de 6,56 m, 16 cm acima da cota de alerta (6,40 m), portanto em cota de alerta, devendo nas próximas 8 horas apresentar estabilização do nível e atingir valores em torno de 6,57 m, 17 cm acima da cota de alerta.

Em Barras o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 3,91 m, 29 cm abaixo da cota de inundação (4,20 m), sendo prevista estabilização do nível nas próximas 8 horas, caso não ocorram precipitações no intervalo dessa previsão,  para valores oscilando em torno de 3,91 m, abaixo da cota de inundação 29 cm.

Em Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,00 m, em cota de alerta,  com previsão de redução nas próximas 12 horas, oscilando em torno do valor de 4,92 m, 8 cm abaixo da cota de alerta (5,00 m), saindo da cota de alerta e entrando em cota de atenção.

Em Floriano, o rio Parnaíba está com nível nesse momento de 2,84 m, em situação de normalidade. É previsto que o nível diminua nas próximas 8 horas e chegue a valores em torno de 2,50 m, continuando em situação de normalidade.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 2,64 m, 2,26 m abaixo da cota de atenção (4,90 m), portanto em situação de normalidade. É prevista diminuição do nível nas próximas 8 horas e que o nível atinja valores em torno de 2,58 m.

A estação de monitoramento Fazenda Cantinho II, no rio Poti, zona rural de Teresina, apresenta nível nesse momento de 4,03 m, em situação de normalidade. É prevista a elevação do nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 4,14 m.



Meio Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário