sexta-feira, 28 de julho de 2023

BOM JESUS NO PIAUÍ É A PRIMEIRA DO PAÍS COM REGISTRO DE BAIXA UMIDADE


A cidade de Bom Jesus, a 603 km de Teresina, registrou na quinta-feira (27) a menor unidade relativa do país, de 15%, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além dela, as cidades de Barretos, em São Paulo, e Goiás, de Goiânia, também registraram o mesmo percentual. Nesta sexta-feira (28), o estado tem 197 municípios em alerta laranja e amarelo de baixa umidade.

Na lista divulgada pelo Inmet com as 20 cidades com as menores umidades relativas do país, outras quatros cidades do estado apareceram, são elas: Alvorada do Gurgéia e São Raimundo Nonato com 16%, além de Oeiras e São João do Piauí com 17%. Na lista ainda aparecem cidades dos estados de Goiânia, Tocantins, Bahia e Mato Grosso.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%.

A cidade de Bom Jesus também apareceu na lista das cidades com a maiores temperaturas registradas na quinta-feira, aparecendo em 14º lugar com 37.1 °C. A cidade com o maior registro foi Buriticupú, no Maranhão, que chegou a atingir 44.3 °C.

O estado tem 59 cidades localizadas no Sul do Piauí em alerta laranja, devido à baixa umidade que pode estar variando entre 20% e 12%, até às 18h30 de hoje. Nesse tipo de situação existe o risco de incêndios florestais e à saúde, assim como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Outras 138 cidades estão em alerta amarelo, onde a previsão é que a umidade relativa do ar fique variando entre 30% e 20%, até às 20h.

Recomendações para esse tipo de situação:
beba bastante líquido;
atividades físicas não são recomendadas nesse período;
evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
use hidratante para pele e umidifique o ambiente.


Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário