quinta-feira, 31 de agosto de 2023

NOTA DE REPÚDIO - PLANTÃO PARNAÍBA 24 HORAS

NOTA DE REPÚDIO

Nós, vimos a público manifestar nosso repúdio diante das ameaças sofridas pelo profissional da imprensa parnaibana, jornalista Tiago Mendes, visto que, tal ato representa uma clara afronta à liberdade de expressão e ao papel fundamental desempenhado pelos meios de comunicação em uma sociedade democrática.

A liberdade de imprensa é um dos pilares fundamentais de uma sociedade, assegurada pela Constituição Federal em seu artigo 5, inciso IX: “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. A imprensa desempenha um papel essencial na disseminação de informações, no exercício do direito à informação e na fiscalização dos poderes, o que garante ao cidadão, maior transparência quanto aos fatos ocorridos na sociedade.

Por isso, diante da ameaça sofrida pelo jornalista, reiteramos que repudiamos veementemente qualquer forma de intimidação ou assédio a jornalistas, veículos de comunicação e demais profissionais que atuam na área. A liberdade de imprensa é um direito inalienável que não pode ser violado sob qualquer pretexto. Ameaças à integridade física, moral ou profissional da imprensa, representam uma grave violação do estado de direito e uma ameaça ao funcionamento da democracia.

Reiteramos o apelo para que as autoridades competentes investiguem prontamente todas as ameaças e intimidações contra profissionais da imprensa, garantindo que os responsáveis sejam identificados, processados e devidamente punidos conforme a legislação vigente. É imperativo que o Estado atue de maneira contundente para proteger a liberdade de imprensa e o direito à informação, promovendo um ambiente seguro e propício para o exercício da profissão jornalística.

O respeito à liberdade de imprensa é um indicador essencial da saúde de uma sociedade democrática. Instamos a todos os cidadãos a se unirem na defesa da liberdade de expressão, do direito à informação e na condenação unânime de qualquer forma de ameaça, intimidação ou violência contra a imprensa. Neste momento crítico, reafirmamos nossa solidariedade aos profissionais da imprensa e nossa determinação em preservar os valores democráticos que sustentam nossa sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário