quarta-feira, 8 de novembro de 2023

DOM EDIVALTER ANDRADE - NOVO BISPO DIOCESANO DE PARNAÍBA

 SAUDAÇÃO AO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE PARNAÍBA

No dia 24 de junho deste ano completei 6 anos de exercício do ministério episcopal na Diocese de Floriano, onde fui acolhido calorosamente, numa tarde de sábado, por uma multidão de fiéis provenientes das 29 paróquias que configuram a parcela do Povo de Deus que está na Igreja de Jesus Cristo em Floriano. Sempre digo que aqui há muito calor do sol, mas sobretudo, muito calor humano.  Foram poucos anos para aprender a amar e servir esta gente de fé com os mesmos sentimentos de Cristo Bom Pastor. Agora, sou chamado pelo nosso querido Papa Francisco, para assumir, como 7º Bispo, o pastoreio da Diocese de Parnaíba que logo completará 79 anos de criação. 

Grande é a minha alegria e também a minha responsabilidade, suceder a dois grandes irmãos no episcopado:  Dom Juarez Marques Sousa da Silva, nosso arcebispo de Teresina, e Dom Alfredo Schaffler, nosso bispo emérito a quem agradeço muitíssimo pelos serviços que continua prestando à Diocese de Parnaíba, apoiando, como possível, o Revmo. Pe. Edimar Silva de Lima que, desde 27 de fevereiro deste ano, vem se dedicando com muito zelo ao governo da Diocese de Parnaíba, como Administrador Diocesano, eleito pelo Colégio dos Consultores.

Com esta mensagem quero dirigir a todos a minha saudação inicial. De modo especial, quero me sentir muito próximo ao clero da Diocese; sacerdotes e diáconos. Com muito carinho dirijo-me também aos religiosos e religiosas, aos seminaristas e vocacionados, aos cristãos leigos e cristãs leigas engajados em todas as paróquias, e a todo o povo de Deus. 

Dirijo-me também, fraternalmente, a todas as autoridades constituídas, civis e militares, dos municípios e das instituições, da região circunscrita à Diocese de Parnaíba. 

O meu lema episcopal “in visceribus Christi” – “Na Ternura de Cristo (Fl 1,8) é o propósito que desejo continuar seguindo na nova missão. Com a graça de Deus, quero esforçar-me para estar sempre unido a Cristo Bom Pastor pela caridade Pastoral, tendo sempre, no exercício da autoridade, o espírito de serviço, considerando-a como uma vocação para servir a toda a Igreja com as mesmas disposições do Senhor (cf. DMPB, n.38).

Em espírito sinodal, uno-me a todos os irmãos e a todas as irmãs membros e servidores desta Igreja Particular de Parnaíba para fazer um caminho de comunhão e participação, movido e orientado pelo Espírito Santo, em vista de uma Igreja em estado permanente de missão. O caminho percorrido pelos meus predecessores terá continuidade com os nossos sentidos sempre atentos ao que o Espírito diz à Igreja (cf. Ap. 2,7). Neste propósito, que devo buscar sempre em comunhão com o Papa Francisco, nossas Igrejas do Regional NE IV e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, conto com a participação de todo o clero, dos religiosos, das religiosas, das cristãs e dos cristãos leigos, bem como dos nossos seminaristas, futuros servidores do Povo de Deus que todos nós aguardamos esperançosos. Que sejamos unânimes na oração, suplicando ao Senhor da Messe e Pastor do Rebanho que não nos deixe faltar os pastores segundo o Coração de Deus (cf. At. 2,42; Lc. 10,2; Jr 3,15). Unamo-nos também às crianças, aos adolescentes, aos jovens, aos adultos, às pessoas idosas e todos mais que, com boa vontade acreditam que “um outro mundo é possível”. Sempre reavivando em nós a graça de Deus que recebemos no batismo, na ordenação e na consagração, guardemos o precioso bem que nos foi confiado com a ajuda do Espírito Santo (cf. 2Tm 1,6.14) para que seja sempre frutuosa a nossa Ação Evangelizadora na promoção da fé e na defesa da vida.

Aos estimados sacerdotes e diáconos, primeiros colaboradores do bispo nos trabalhos de evangelização, envio o meu abraço paternal. Aos que já são meus conhecidos por contatos esporádicos e a todos os demais, apresento minhas disposições para o que for necessário e útil ao crescimento do Reino. Minhas expectativas são as melhores possíveis. Parafraseando o grande Santo Agostinho de Hipona, afirmo: “aterroriza-me o que sou para vós; consola-me o que sou convosco. Pois, para vós sou bispo, convosco, sou cristão”. E como bispo e cristão, quero me unir a vocês para trabalharmos incansavelmente, em comunhão com a Igreja Católica no Brasil, anunciando o Evangelho, “formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude” (DGAE-CNBB – 2019-202).

Que Maria, Mãe da Divina Graça, sustente a todos nós na fé e interceda a Deus por mim, nesta nova missão, para que eu seja fiel servidor do Povo de Deus como Cristo Bom Pastor.

Que Deus abençoe a todos! Até breve!


Floriano-PI, 08 de novembro de 2023


Dom Edivalter Andrade

Bispo Eleito de Parnaíba

Administrador Diocesano de Floriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário