Parceria - Rádio Icó News

sexta-feira, 22 de março de 2024

IMEPI APREENDE PRODUTOS IRREGULARES EM COMÉRCIO DE PARNAÍBA E REGIÃO

Foto: divulgação/Imepi

Ao todo, 91 estabelecimentos comerciais foram vistoriados e 26 receberam auto de infração por conta de irregularidades encontradas

O setor da qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizou uma fiscalização de rotina nas cidades de Buriti dos Lopes, Cocal, Cajueiro da Praia, Cocal dos Alves e Parnaíba, neste mês de março.

Fiscais do órgão aprenderam cabos e fios elétricos, extensões, panelas e derivados de cozinha, além de isqueiros. Ao todo, 91 estabelecimentos comerciais foram vistoriados e 26 receberam auto de infração por conta de irregularidades encontradas.

Segundo o coordenador de fiscalização do setor da qualidade, Aquiles Neto, os produtos recolhidos são levados para o depósito do órgão. Em seguida, é feito todo o trâmite jurídico até a destruição completa do item irregular.

“Estamos encontrando um alto índice de cabos e fios elétricos, panelas e utensílios de cozinha em situação irregular. Para se ter uma noção, nessa viagem coletamos um bolo de fios que a resistência deveria dar para, no mínimo, ser usada em um ar-condicionado, mas ao fazer o teste no estabelecimento, descobrimos que não servia nem para ser usado em uma extensão. Isso é um perigo muito grande ao consumidor, pois além de lesar financeiramente, corre o risco de causar um incêndio”, explica.

De acordo com a diretora do Imepi, Patrícia Leal, as multas variam entre R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão para o fabricante. “Temos o compromisso de vistoriar cada localidade do estado. Nossos fiscais estão percorrendo todas as regiões do Piauí com o objetivo de combater o uso de produtos falsificados e resguardar o consumidor de possíveis fraudes”, ressalta.

Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi, através do WhatsApp: (86) 9 9456-1921.



Informações Infoco Piauí 



Nenhum comentário:

Postar um comentário