segunda-feira, 23 de setembro de 2024

CENAS COMUNS NO CENTRO DE PARNAÍBA - O CRESCIMENTO ASSUSTADOR DE MORADORES DE RUA


As pessoas em situação de rua na cidade de Parnaíba vem crescendo assustadoramente nos últimos anos, muitos delas envolvidas com drogas, sem emprego e sem perspectivas. Essas cenas são comuns em pleno centro e em vários outros pontos da cidade.


Durante muitos anos, as questões sociais mais urgentes que cuidam dessa parte parecem ter sido negligenciadas, sendo que os órgãos que cuidam dessas pessoas como, CREAS, CAPs, Centro POP, Casa de Passagem e acolhimento infantil recebem verbas Federais para realizar os serviços essenciais e para dar um suporte adequado para as famílias e para essas pessoas que vivem nessa situação.

Expostos aos olhos de quem mora em Parnaíba, muitas pessoas nessa situação só aumenta, o que está sendo feito? já que não diminui, e o que estamos vendo é uma crescente de dependentes químicos a cada esquina, transeuntes e pedintes explorando migalhas e dinheiro para quem sai com suas famílias para um simples passeio pela cidade. 

Não estamos vendo abordagens à esta vítimas por estes órgão responsáveis nem mesmo seus serviços para com eles, o que estamos vendo é um dos órgãos que era pra estar em busca de reabilitar e assistir essas pessoas se transformando em um lugar apenas para se alimentarem e em seguida voltam pra rua. Este órgão deveria ofertar atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em vulnerabilidade.

Não podemos fechar os olhos para isso, dentro de poucos anos podemos ter um nova cracolândia em pleno centro de Parnaíba.

CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social
CAPS - Centro de Atenção Psicossocial
CENTRO POP - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua
CASA DE PASSAGEM / ACOLHIMENTO INFANTIL - Instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.




Nenhum comentário:

Postar um comentário