segunda-feira, 9 de setembro de 2024

JUSTIÇA ELEITORAL DECLARA QUATRO CANDIDATURAS INAPTAS E 204 CANDIDATOS SEGUEM NA DISPUTA EM PARNAÍBA

Com essas inaptidões, o número total de candidatos aptos a concorrer ao cargo de vereador em Parnaíba é de 204, distribuídos entre diferentes partidos e coligações.

Nas eleições municipais de 2024 em Parnaíba, Piauí, quatro candidaturas a vereadora foram declaradas inaptas pela Justiça Eleitoral. As candidatas, que representavam diferentes partidos, foram impedidas de concorrer devido a renúncias e ausência de quitação eleitoral.

As candidatas inaptas são:

Dra. Iracema (Partido Republicanos) – Renúncia

Enfermeira Adenya (Partido MDB) – Ausência de quitação eleitoral

Jacqueline Santos (Partido Republicanos) – Renúncia

Samara Barbie (Partido Republicanos) – Ausência de condição de elegibilidade e ausência de quitação eleitoral (Lei 9.504/97)

Com essas inaptidões, o número total de candidatos aptos a concorrer ao cargo de vereador em Parnaíba é de 204, distribuídos entre diferentes partidos e coligações. Abaixo, a distribuição dos candidatos aptos por coligação:

AVANTE: 16 candidatos

DC: 4 candidatos

Federação BRASIL DA ESPERANÇA - FE BRASIL (PT/PC do B/PV): 18 candidatos

Federação PSOL REDE (PSOL/REDE): 20 candidatos

MDB: 18 candidatos

PL: 20 candidatos

PODEMOS: 20 candidatos

PP: 20 candidatos

PRD: 10 candidatos

PSD: 20 candidatos

REPUBLICANOS: 18 candidatos

UNIÃO BRASIL: 20 candidatos

Além disso, a análise dos gêneros dos candidatos aptos mostra que 65 candidaturas são femininas e 139 candidaturas são masculinas, refletindo um panorama ainda marcado pela predominância de candidatos homens, embora a legislação eleitoral exija cotas mínimas para promover a participação feminina.

Com os 204 candidatos habilitados, as campanhas seguem em andamento. Caso os processos de inaptidão não sejam resolvidos até o dia das eleições, os votos destinados às candidatas consideradas inaptas serão anulados, conforme determina a legislação eleitoral.


Informações Jornal Piauí 

Nenhum comentário:

Postar um comentário