Parceria - Rádio Icó News

quarta-feira, 11 de abril de 2018

85% DO TERRITÓRIO PIAUIENSE ESTÁ SOB ALERTA DE TEMPORAL

Mapa de monitoramento do INMET (Foto: Reprodução)

Pelo menos 85% do território do Estado do Piauí encontra-se sob alerta de risco de temporal. Em números absolutos, isto significa que 189 municípios estão sendo monitorados por conta da possibilidade de incidência de fenômenos naturais severos. É o que aponta o relatório do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A situação está classificada como perigo potencial, com risco de alagamentos e deslizamento.

A explicação para o grande acumulado de água na região deve-se à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que mantem as nuvens carregadas com fortes chances de precipitação. De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) a previsão é que volume de água esperado para o mês de abril seja superado. “O mês de março e fevereiro foram dentro da média. A média para abril deve ser superada já nessa primeira quinzena do mês”, conta.
320e7ec23586f92b3c35b6ea1627fdfc1523371472
Além do alerta para o mau tempo, o INMET aconselha ainda a população a evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, devido às grandes chances de incidência de raios, que podem atingir fiações externas e chegar ao interior das residências pelas instalações elétricas.
Segundo o ranking de monitoramento do site ClimaTempo Oeiras e Teresina ocupam o 2º e 3º lugar, respectivamente, de cidades do Nordeste com maior volume acumulado de água. O primeiro lugar pela cidade de Apodi no Rio Grande do Norte.

Fonte: Portal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário