Parceria - Rádio Icó News

domingo, 23 de dezembro de 2018

OAB PEDE INTERDIÇÃO PROVISÓRIA DE ABRIGO DE IDOSOS QUE VIVEM EM SITUAÇÃO PRECÁRIAS EM PARNAÍBA

Reforma inacabada prejudica situação dos idosos do abrigo São José, em Parnaíba. — Foto: Reprodução/ TV Clube
Reforma inacabada prejudica situação dos idosos do abrigo São José, em Parnaíba. — Foto: Reprodução/ TV Clube

A entidade pediu através de ação civil público o afastamento do dirigente. O processo tramita na 4ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Piauí, ingressou com a ação civil pública pedindo a interdição provisória e afastamento do dirigente da Casa São José, após constatar 17 idosos vivendo em situação precária no abrigo de Parnaíba, Litoral do Piauí. O processo tramita na 4ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.

Em junho deste ano, uma denunciante contou a situação do abrigo era de descaso e falta de estrutura mínima aos cuidados dos idosos. Ela relatou que tinha larvas no ouvido de um dos idosos. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) prometeu que todos os problemas seriam resolvidos até o fim do mês de julho.


Em setembro, a OAB, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros voltaram ao abrigo e constataram uma situação pior: fiação elétrica exposta, ausência de corrimão nas rampas de acesso, banheiro deteriorado, ambiente sujo e sem higienização adequada.

A obra do abrigo São José, orçada em quase meio milhão de reais, começou em novembro de 2017 e era para ser entregue em um prazo 90 dias, mas nunca foi finalizada. A parte dos alojamentos, antes sem teto forçou os idosos a ficarem no compartimento de forma improvisada durante meses.

Em nota, a Sasc informou que a unidade de acolhimento Casa São José passa por um processo de reforma complicado, que não tem atendido ao cronograma programado e que foi ainda mais prejudicada por conta do início do período chuvoso. A secretaria informou ainda que a casa é uma das prioridades do órgão e que uma equipe técnica já vem organizando mudanças para amenizar os problemas o quanto antes, mas não informou um prazo para resolver a situação.


Fonte; GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário