Parceria - Rádio Icó News

quinta-feira, 14 de março de 2019

MORADORES REGISTRAM NUVEM EM FORMATO DE TORNADO NA REGIÃO CENTRO NORTE DO PIAUÍ


Um fenômeno natural, popularmente chamado de ‘nuvem redemoinho’ se formou no fim da tarde da  última quarta-feira (13), no município de Valença, na região Centro Norte do Piauí. Moradores da cidade registraram o fenômeno, que segundo o climatologista, é um fenômeno raríssimo no estado do Piauí. 
O climatologista, Werton Costa, em entrevista ao meionorte.com explicou o fenômeno e afirmou que a nuvem em formato de um ‘tornado’ é um fenômeno natural e trata-se de uma super célula pré-tornatica.

“Trata-se de uma super célula, é uma nuvem pré-tornatica , ela estabelece a condição para a formação de um tornado. Nesse caso o tornado não se formou porque existe certas etapas, na base dessa nuvem deve formar uma nuvem funil, que é uma estrutura afunilada e esse funil tem que tocar ao solo para formar o tornado." Disse o climatologista. 


"Mas o que aconteceu basicamente, uma super célula é uma nuvem Cumulonimbus, uma nuvem de temporal muito comum no Piauí, mas ela cresceu bastante e adquiriu o topo da altitude dela, da estatura dela, em relação a alta troposfera, o limite da nossa atmosfera respiravam. 


O que acontece quando essa nuvem alcança essa altitude superior a 15 mil metros de altitude, ela começa a girar então podemos dizer que é uma instabilidade ou uma nuvem de temporal giratória e que pode formar a estrutura de um tornado, é um fenômeno raríssimo no Piauí, eu ainda não tinha visto uma imagem de um fenômeno super célula em nosso estado.”  Afirmou Werton Costa.



Fonte: MN

Nenhum comentário:

Postar um comentário