Parceria - Rádio Icó News

terça-feira, 17 de setembro de 2019

SAÚDE CONFIRMA 4º CASO DE SARAMPO NO ESTADO DO PIAUÍ

Resultado de imagem para casos de sarampo

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) informa que foram confirmados quatro casos de sarampo no Piauí até setembro de 2019. Este último caso foi em Alagoinha do Piauí. O paciente teve contato com a criança de Campo Grande. Semana passada o estado entrou na lista do Ministério da Saúde como um dos 16 com surto ativo de sarampo.

Três casos são considerados importados porque os pacientes foram contaminados em outros Estados e vieram para o Piauí e o quarto caso está sendo investigado pela Sesapi. O primeiro caso é um homem de 42 anos, que viajou para São Paulo, onde contraiu a doença; o segundo de um bebê de um ano que também esteve no estado paulista e voltou com os sintomas para a cidade de Campo Grande do Piaui; o terceiro de uma  mulher de 21 anos, que mora em São Paulo, mas é natural de Lagoa do São Francisco e veio para o Piauí passar férias.

Outras cidades estão sendo monitoradas pela Sesapi, com casos suspeitos de sarampo: Parnaíba, Picos, Luís Correia, Teresina, Campo Grande, Floriano e Demerval Lobão.

Para que a doença não se propague a Secretaria de Estado da Saúde faz um apelo à população, para que procure o posto de saúde mais perto de casa e tome a vacina.

“A recomendação é que crianças a partir de 6 meses a 11 meses e 29 dias, tomem a vacina. A indicação é fazer a administração da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para esse público. No caso dos bebês, a dose da vacina administrada nestes casos não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança”, lembra Amélia Costa.

Pessoas com até 29 anos podem tomar a versão tríplice viral (que protege ainda contra caxumba e rubéola) nos postos da rede pública de saúde de todo o país em duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Dos 30 aos 49 anos, ela é aplicada em uma dose, exceto para profissionais de saúde, que devem receber as picadas duas vezes.

Transmissão
O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.

Prevenção
A vacina é a única forma de prevenção da doença e está disponível na vacinação de rotina nas unidades de saúde.

Sintomas
Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse e coriza. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo.



Fonte: Ascom Sesapi

PARA MAIS NOTÍCIAS CLIQUE NO LINK ABAIXO


Nenhum comentário:

Postar um comentário