Mais contagiosa e letal, a variante da Covid-19 de Manaus (AM) pode ser prevalente nas mortes pela doença no Piauí, informou o presidente da Fundação Municipal de Saúde (Fundação Municipal de Saúde), médico Gilberto Albuquerque. "Ainda não temos a certeza pelo DNA, mas todas as características são as mesmas do Amazonas. Maior transmissibilidade, atinge pessoas mais jovens com grande virulência, maior tempo em Uti, evolução mais rápida", declarou.
O presidente da FMS disse que nos Hospitais de Teresina a fila de pacientes com Covid-19 esperando leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está com 60 pessoas e os pacientes com coronavírus na fila por leitos clínicos somam 23.
A variante brasileira do novo coronavírus de Manaus é P.1 ou P1, o que causa grande preocupação nas autoridades médicas e sanitárias do Piauí.
A Covid-19 tem centenas de cepas do Sars-CoV-2, verificadas em todo o mundo, mas a variante de Manaus, a P1, tem mutações que a tornam o coronavírus mais contagioso e mais resistentes aos anticorpos, o que pode aumentar o número de casos até entre as pessoas que se recuperaram da Covid.
Meio Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário