Rádio Icó News

sábado, 22 de janeiro de 2022

MOMENTO HISTÓRICO - INAUGURAÇÃO DA 1ª ESCOLA MUNICIPAL BILÍNGUE LIBRAS-PORTUGUÊS DE PARNAÍBA

Uma grande iniciativa para promover a inclusão plena de alunos surdos na Rede Municipal de Ensino de Parnaíba. O Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, acompanhado da Primeira-Dama, Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, participaram neste (21/01) da inauguração da 1ª Escola Bilíngue Libras-Português de Parnaíba. A solenidade é um marco na Educação Inclusiva de estudantes parnaibanos com deficiência auditiva que necessitam de aprendizado em Libras no município. 


O espaço, reformado pela SEINFRA, vai funcionar em anexo da Escola Municipal Albertina Castelo Branco (CAIC) e contará com recursos físicos e metodológicos para o ensino de Libras, permitindo melhoria do desempenho escolar e elevando autoestima dos estudantes. 

A Presidente da APAS (Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Parnaíba), Lindalva Nascimento, disse que a inauguração da escola é de um valor inestimável para o processo de aprendizado das crianças surdas em Parnaíba. “A comunicação é um dom que todos nós recebemos, e essa Escola Municipal Bilíngue vem tirar os surdos da invisibilidade, da exclusão, da marginalização e das decepções que eles passam por conta de não ter um local adequado para desenvolverem a habilidade da comunicação de forma mais efetiva”, destacou. 

Na ocasião, Lindalva Nascimento de Sousa parabenizou o Prefeito Mão Santa pela sensibilidade de fazer a Escola Municipal Bilíngue Libras-Português, e ressaltou que a APAS está há doze anos na luta para que Parnaíba tivesse um centro de ensino para esse público. 

Com a 1ª Escola Municipal Bilíngue Libras-Português de Parnaíba, a Secretaria Municipal de Educação vai eliminar as barreiras de comunicação entre ouvintes e surdos, um passo fundamental e necessário para o desenvolvimento socioafetivo e cognitivo dos estudantes com deficiência auditiva.




SUPCOM/PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário