O Médico e Ex-Prefeito de Parnaíba, Paulo Eudes Carneiro foi aclamado na data de sexta-feira (10/11) Presidente da Diretoria do Parnahyba Sport Club. Seu vice será o Ex-Presidente do Clube, José de Lima e Silva, ambos terão um mandato de 3 anos, conforme o novo estatuto do clube, a iniciar no dia 01.01.2024.
Depois que tomarem posse em definitivo o novo conselho diretor do clube terá uma missão árdua pela frente que é de montar um time competitivo, em pouco espaço de tempo, que devolva ao clube a alegria de ser campeão piauiense. O ultimo campeonato foi em 2013, ano de centenário, na gestão do próprio José de Lima e Silva. O novo Presidente foi o responsável pelo soerguimento do clube ao apoiar, com patrocínio, através da Prefeitura de Parnaíba, quando ele era Prefeito da cidade, nos anos de 2003 e 2004. Em 2003 o clube montou um elenco forte, mas conquistou, apenas, o vice-campeonato estadual, vindo a se sagrar campeão piauiense no ano seguinte de 2004, fato inédito na história do clube.
O clube só veio a ter protagonismo e se tornar um forte candidato a títulos estaduais com o apoio e a visão empreendedora de Paulo Eudes, quando ele foi Prefeito Municipal, pois patrocinou o clube tirando-o de uma fila interminável por título do piauiense. Antes disso, o time apenas participava dos certames estaduais, sem conquistar nenhum título. Paulo Eudes antes já tinha sido médico do time e costuma dizer que tem o Tubarão em seu coração desde muito novo.
O Vice-Presidente Zé Lima, foi o Presidente do clube nos campeonatos de 2012 e 2013, sendo campeão no seu centenário (2013) e nessa época tinha como Diretor de Futebol o não menos importante o competente e entusiasta Batista do Catanduvas, que presidiu o clube de 2014 a 2021. Batista também está apoiando essa nova diretoria e faz parte do Conselho Deliberativo do clube.
A eleição transcorreu dentro do esperado, com o comparecimento dos membros do atual conselho que são em número de 30 titulares e 10 suplentes. Nessa fase somente os conselheiros eleitos tem direito a voto. Foram eleitos o Presidente, Paulo Eudes Carneiro, o Vice, José de Lima e Silva, além dos membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal.
O Presidente do Conselho, advogado João Medeiros Jr., que também foi Presidente do clube, em substituição a Batista do Catanduvas que teve que se afastar para concorrer a vaga na Câmara Municipal de Parnaíba, presidiu toda o ato e ao final declarou eleita por aclamação dos votantes a chapa composta por Paulo Eudes e Zé Lima. João Medeiros Jr. esclareceu que todo o procedimento, tudo que vem sendo feito, desde a primeira reunião para tratar das eleições, vem cumprindo fielmente o que estabelece o estatuto do clube. “Jamais nos distanciamos um milímetro da lei maior do clube que o seu estatuto. Ilegal é prorrogar um mandato da diretoria por mais um ano, por ordem e vontade apenas de duas pessoas, de forma arbitrária e sem consultar os sócios. Não há nenhuma previsão legal para esse ato ilegal e imoral e deve ser considerado nulo de pleno direito”, afirmou o Presidente do Novo Conselho Deliberativo, advogado João Medeiros Jr.
Quanto às pendências na Justiça, João Medeiros disse que a atual diretoria tentou anular os atos feitos pelo novo grupo do Conselho, mas não conseguiu, uma vez que a Justiça considerou o processo confuso e não vislumbrou naquela momento qualquer ato ilegal cometido por membros do atual Conselho Deliberativo. João Jr. disse ainda que terça ou quarta feira estará ajuizando uma ação onde vai explicar para a Justiça todo o procedimento e as ações que foram tomadas dentro da legalidade do estatuto do clube e vai requerer medidas para efetivamente adorarem atos de gestão dentro do clube, face a proximidade do campeonato.
A tônica da reunião, além da eleição da diretoria, foi a real intenção dos novos Conselhos Deliberativo e Fiscal em adotarem medidas para que a atual diretoria preste contas dos quase três milhões de reais que o clube obteve de receita durante os anos de 2022 e 2023, incluindo ai a ajuda da Prefeitura, do Governo do Estado, Cotas da Copa do Brasil, da Série “D”, da Federação de Futebol do Piauí, patrocínios de empresa, rendas, honorários de advogado e outras. A primeira medida a ser adotada é fazer uma auditoria minuciosa em todas essas receitas e despesas do clube durante os dois últimos anos e apurar a responsabilidades se for o caso, garantiram os novos conselheiros.
“Na verdade, não sabemos como foi gasto esse dinheiro, pois essa diretoria que ai está nunca prestou contas perante os conselhos deliberativo e fiscal do clube, apesar de ter sido cobrada insistentemente. Temos o direito de ver como foi gasto cada centavo que entrou nos cofres do clube, tanto nós do conselho, como cada sócio do clube e eles o dever de nos apresentar essas contas. É muito dinheiro e tem que ser esclarecido direito”, afirmou o conselheiro Robson Carvalho, Vice-Presidente do atual Conselho Deliberativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário