Na manhã deste domingo (15), a Policia Militar encontrou dezenas de pássaros silvestres presos no quintal de uma residência na cidade de Luís Correia. Entre elas estavam seis guarás vermelhos.
Segundo os policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental, eles ficaram sabendo da venda de guarás em grupos de whatsapp feito por um homem na última quinta-feira (12). Os policiais marcaram um encontro com o homem como se tivesse interesse em comprar as aves.
Ao perceber que se tratava da Polícia, o homem confessou que mantinha os pássaros em cativeiro. Os policiais foram até a casa dele neste domingo (15), onde foi encontrado as aves em uma estrutura de viveiro com tanques e espaços para as aves, e em sua maioria da espécie marrecos.
No local foram encontrados: seis guarás, cerca de 60 marrecos, 11 pássaros silvestres de outras espécies como xexéu, galo-campina, sabiá, bigode e azulão. Aos policiais, o homem disse que mantinha os pássaros em casa como hobbie. Contou que encontrou os guarás em uma pescaria, e os capturou para criar, mas resolveu vendê-los.
As aves foram apreendidas e levadas ao Ibama, onde devem ser avaliadas e devolvidas à natureza. O homem foi autuado e deve responder a um processo por manter aves silvestres em cativeiro. Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.
O caso será investigado pelas autoridades policiais e IBAMA.
ACOMPANHE TAMBÉM NOSSAS MATÉRIAS NO INSTAGRAM
Nenhum comentário:
Postar um comentário