terça-feira, 11 de março de 2025

CORPO DE BOMBEIROS RESGATAM FILHOTES E OVOS DE TARTARUGAS MARINHAS NO LITORAL PIAUIENSE

No último final de semana, as praias Pedra do Sal, em Parnaíba, e Atalaia, em Luís Correia, foram palco de uma operação de resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.

Uma equipe do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, que realizava uma ronda de rotina pelas praias de Luís Correia, se deparou com uma situação inusitada. Os bombeiros militares, responsáveis pelas ações preventivas na região, estavam finalizando as atividades quando encontraram um filhote de tartaruga marinha nas areias da Praia de Atalaia.


Assim que avistaram o filhote, a equipe da ronda se aproximou com bastante cuidado e, seguindo todos os protocolos necessários, devolveu o pequeno animal ao seu habitat natural.

Assim que avistamos o filhote, percebemos que ele estava se locomovendo de maneira desorientada, pois se arrastava para o lado contrário do mar. Foi então que o capturamos de forma segura e o devolvemos para aquilo que chamamos de linha de maré, ou seja, de volta às águas do mar, de onde provavelmente ele tenha vindo e se perdido do restante do seu bando”, explicou o sargento Jesifiel, líder da equipe.


Mais tarde, a mesma equipe se deslocou de Luís Correia até a Praia Pedra do Sal, onde os bombeiros foram acionados por funcionários e pesquisadores do Instituto Tartarugas do Delta para reforçar a captura e o manuseio de ovos encontrados.

As equipes auxiliaram no resgate de ovos de tartarugas marinhas, que estavam em risco devido à movimentação intensa de banhistas e veículos na região. Juntamente com os funcionários do instituto, os bombeiros realizaram a contagem de 118 ovos de tartarugas, além da demarcação de áreas seguras para os ninhos, garantindo assim um transporte seguro para o trabalho dos pesquisadores.

Temos que estar prontos para todo tipo de emergência, e salvar o meio ambiente com certeza é uma tarefa não só dos nossos homens, mas de toda a população. Seja você biólogo, bombeiro, banhista ou turista, não importa, essa é uma atitude que deve partir de toda a sociedade”, destacou o comandante do 3ºGBM de Parnaíba, tenente-coronel Cristhian.



Nenhum comentário:

Postar um comentário