A Polícia Civil do Piauí, por meio do DRACO, deflagrou na manhã desta quarta-feira (16) a operação Sintonia Feminina, cumprindo 74 mandados judiciais, sendo 29 de prisão temporária e 45 de busca e apreensão em nove municípios do estado: Teresina, Parnaíba, Luís Correia, Oeiras, Picos, Canto do Buriti, Monsenhor Gil, Altos e Campo Maior.
O foco principal foi desarticular uma célula feminina do Primeiro Comando da Capital (PCC). Das 29 pessoas alvo, 28 são mulheres diretamente envolvidas com a facção. Elas foram identificadas como responsáveis por atividades ilícitas, incluindo tráfico de drogas, organização criminosa, roubo e receptação de veículos, porte ilegal de armas e até tentativa de homicídio.
As investigações começaram em fevereiro de 2024 quando uma mulher, conhecida como “Malévola”, foi presa em flagrante em Teresina, carregando drogas e documentos que revelaram a existência de uma rede estruturada, com funções específicas e hierarquizadas, liderada por membros ligados ao PCC. Entre as líderes identificadas estava a companheira de Marcelo Aparecido Brandão, conhecido como “Visionário”, um membro de alta periculosidade que já havia sido detido em outra ação da DRACO. Segundo o delegado Charles Pessoa os áudios, celulares, armas e anotações técnicas apreendidas confirmam a existência de um esquema organizado, que usava a logística nacional da facção para fins criminosos.
Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, a operação chama atenção para o crescente envolvimento de mulheres no crime organizado, muitas exercendo funções de comando, disciplina, logística e comunicação. “Esse fenômeno, já identificado em outras investigações do DRACO”, afirmou através de nota da SSP.
A operação contou com o apoio da Diretoria de Polícia Especializada, Diretoria de Polícia Metropolitana, Diretoria de Polícia do Interior, Inteligência da SSP, Inteligência da Polícia Civil, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), CANIL, Polícia Militar (BOPE, BEPI, BOPAER), Guarda Civil Municipal e diversas unidades da Polícia Civil, atuando de forma integrada para o pleno êxito da ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário