A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, integra nesta quinta-feira (07), a Operação Nordeste Integrado, uma ação simultânea que reúne forças de segurança do Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A iniciativa marca uma ofensiva inédita no enfrentamento à criminalidade nas áreas de divisa entre os estados nordestinos.
Em Parnaíba, a Polícia Civil do Piauí, por intermédio da 2ª Divisão de Tráfico de Parnaíba, com apoio das demais unidades que compõem o Complexo de Delegacias de Parnaíba e em ação integrada com a Polícia Militar, cumpriu, na manhã desta quinta-feira (07), quatro mandados de busca e apreensão relacionados ao tráfico de drogas na região do bairro Dirceu Arcoverde.
Durante as diligências, foram apreendidas cocaína, maconha e crack, além de anotações relacionadas ao tráfico de drogas, dinheiro trocado, três aparelhos celulares, quatro balanças de precisão e um veículo. O investigado, que já possuía antecedentes criminais, foi preso em flagrante e encaminhado à Central de Flagrantes para os procedimentos legais.Coordenada pelas Secretarias de Segurança dos estados participantes, a operação mobiliza 5.900 agentes de segurança pública, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e equipes de inteligência. Estão sendo cumpridos 510 mandados de prisão e de busca e apreensão, além da realização de barreiras, patrulhamentos e ações de fiscalização em pontos estratégicos.
No Piauí, as ações se concentram nas regiões de divisa com estados vizinhos, com base em análises de manchas criminais que identificam os territórios com maior incidência de crimes como homicídios, tráfico de drogas e armas, roubos e furtos de veículos e cargas. O objetivo é sufocar a atuação de facções criminosas e ampliar a presença das forças de segurança nas fronteiras estaduais.
A Operação Nordeste Integrado integra o Programa Juntos pela Segurança e representa o fortalecimento da cooperação entre os estados para o combate qualificado à criminalidade. A iniciativa reforça a atuação regional articulada e o intercâmbio de informações estratégicas entre os órgãos de segurança pública do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário