Parceria - Rádio Icó News

terça-feira, 30 de outubro de 2018

CHEGA A 33 O NÚMERO DE PACOTES MISTERIOSOS TRAZIDOS ATÉ AS PRAIAS DO LITORAL PIAUIENSE

Resultado de imagem para pacotes continuam aparecendo no litoral piauiense
Uma grande quantidade de pacotes misteriosos continuam a ser trazidos pelo mar até o litoral do Piauí. Até a tarde desta segunda-feira (29) foram contabilizados 33 pacotes recolhidos das praias de Luís Correia e Parnaíba município a 318 km de Teresina. Já foram encontrados pacotes nas praias de Peito de Moça e Atalaia e na manhã de hoje apareceram os primeiros na praia da Pedra do Sal em Parnaíba. Cada pacote chega a pesar mais de 100 kg e precisam ser recolhidos com ajuda de veículos.
Resultado de imagem para pacotes continuam aparecendo no litoral piauiense
"Os pacotes continuam a chegar a praia e a prefeitura de Luís Correia está fazendo o recolhimento para que sejam encaminhados ao Ibama para uma análise mais detalhada. Ao encontrarmos os primeiros já notificamos os responsáveis para que façam a remoção e pedimos a população que registrem ocorrência caso novos sejam encontrados", explica a biologa Werlanne Magalhães, vice presidente do Instituto Tartarugas do Delta.
Resultado de imagem para pacotes continuam aparecendo no litoral piauiense
Pelo menos outros três Estados já registraram o aparecimento de pacotes semelhantes. Em Alagoas até o último sábado, 74 já haviam sido contabilizados pelo Ibama, outros três foram encontrados na Paraíba e mais dois em Pernambuco. Há registro de pacotes semelhantes encontrados também em Portugal.
Os pacotes começaram a aparecer no litoral piauiense no último final de semana. Pesquisadores do Instituto Tartarugas do Delta acionaram a prefeitura de Luís Correia, Chefe da APA Delta do Parnaíba, Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur) e técnicos do Ibama para comunicar sobre a ocorrência e solicitar orientações. O recolhimento está sendo feito pela prefeitura e os pacotes estão sendo armazenados até serem transferidos para a sede do Ibama em Parnaíba.
Resultado de imagem para pacotes continuam aparecendo no litoral piauiense
Exames laboratoriais feitos por biólogos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Alagoas, constataram que os pacotes são feitos de polímero, um material sintético feito a partir de derivados do petróleo. O material não oferece risco direto aos humanos, mas causa dano irreparável ao meio-ambiente e aos animais podem até ingerir o produto.
Resultado de imagem para pacotes continuam aparecendo no litoral piauiense
O Ibama no Piauí informou que as peças encaminhadas por outros estados à Polícia Federal serão periciadas e conforme o resultado seguirão para a área do Ibama Brasília de emergências ambientais. As peças levadas até o Ibama em Parnaíba permanecerão lá até que o laudo da Polícia Federal de Alagoas seja emitido.
O capitão dos Portos do Piauí Benjamim Dante, informou que Capitania dos Portos foi comunicada do caso, mas não há nenhum registro de acidente que possa ter provocado o aparecimento dos pacotes.

Fonte; cidadeverde.com/Edição plantão Parnaíba 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário