Parceria - Rádio Icó News

sexta-feira, 19 de abril de 2019

ALGUMAS TRADIÇÕES NORDESTINAS NO PERÍODO DA SEMANA SANTA

Resultado de imagem para TRADIÇÕES NORDESTINAS NA SEMANA SANTA "COBRIR IMAGENS DE SANTOS

COBRIR IMAGENS DE SANTOS E CRUZES COM PANOS
A tradição desse período presente na liturgia católica é o costume de cobrir as imagens de santos e cruzes com panos, em sua maioria roxos, nos altares das igrejas, que foi refletida pela cultura popular e, hoje, se mantém presente nos altares das casas. A prática começa no Domingo de Ramos, que antecede a Semana Santa. 

Os significados são os mais diversos. Alguns historiadores acreditam que o véu, "o pano de fome", recordava os fiéis da importância de jejuar. Outros acreditam que a Igreja antecipa o luto pela morte de Jesus, trazendo aos religiosos uma mortificação a sua visão. Por fim, outros pesquisadores acreditam que a coberta coloca Cristo como o centro da atenção durante a semana.


BONECOS DE JUDAS
tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.
Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio-dia. Como de costume, políticos são as personalidades mais lembradas na hora de se confeccionar os bonecos.
Algumas brincadeiras também foram introduzidas para o dia da malhação, tais como a “morte do pato” (em extinção, por conta dos maus tratos aos animais), o “pau de sebo”, e “cabra cega”. 

Resultado de imagem para tradição de não varrer a casa na semana santa

Não comer carne vermelha, não ouvir músicas, fazer jejum com pão e água, não varrer a casa e até tomar  não banho, são outros exemplos praticado por várias pessoas durante o período da Semana Santa.
A religião católica de um modo geral é permeada por esses costumes populares, onde os fieis por mais de 2 mil anos criaram para expressarem sua forma de acreditarem em Deus. Essas tradições são vistas como praticas da piedade popular, o que a igreja não condena. Estes atos tem o seu valor na experiencia de fé vivenciado pelo povo.


Plantão Parnaíba 24 horas







Nenhum comentário:

Postar um comentário