Parceria - Rádio Icó News

sexta-feira, 17 de abril de 2020

PIAUÍ TEM 9º MORTE E RECORDE DE CASOS DE COVID-19; TRÊS CRIANÇAS TESTAM POSITIVO NO LITORAL



A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou, nesta sexta-feira (17), a nona morte de paciente infectado pelo novo coronavírus. A vítima é um idoso de Bom Princípio, Norte do estado. Foi registrado também o novo recorde de casos confirmados em um único dia - 21 testes positivos, entre eles três crianças no litoral. 

A nona morte confirmada é de um idoso de 72 anos. Natural de Bom Princípio, ele estava internado no hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, e tinha histórico de hipertensão. 
No litoral, foram confirmados casos de três crianças - de 1, 2 e 5 anos de idade. São duas pacientes de Luís Correia e uma de Parnaíba - município que passou a ser o segundo com maior número de casos no Piauí, com 6 testes positivos. 
De quinta para sexta-feira, 10 mulheres e 11 homens testaram positivo, o mais velho deles com 98 anos. 

Foram confirmados também novos casos em São Raimundo Nonato, São José do Piauí, Esperantina, Campo Maior (2º caso), Francinópolis e Teresina. Agora são 18 municípios com registro do novo coronavírus no estado.
Além do paciente de Bom Princípio, o Piauí registra 5 mortes em Teresina e outras de pacientes de Parnaíba, São José do Divino e Piracuruca.


Registros no interior
A confirmação do segundo caso de Campo Maior foi antecipada no final da tarde pelo prefeito Professor Ribinha (PT). O gestor usou as redes sociais para alertar sobre a possibilidade de aumento de casos nos próximos dias e pedir que a população siga as recomendações de distanciamento social, higiene e uso de máscaras. 


A prefeitura de São José do Piauí também se antecipou ao boletim da Sesapi e confirmou o teste positivo de um idoso de 93 anos. Em nota, a Secretaria de Saúde do município informou que o paciente teve febre, tosse seca, mialgia (dor muscular) e anosmia (perda do olfato). Com quadro leve de Covid-19, ele é monitorado em isolamento domiciliar a cada 24 horas. 

Nas últimas 24 horas, o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen-PI) descartou mais de 300 casos - são 2.136 descartados desde o início dos exames no Piauí. 
No dia 13 de abril, quando começou o aumento do número de casos, foi também quando a rede pública de saúde começou a realizar a testagem rápida, com os kits recebidos pelo Ministério da Saúde. 


Recuperados
A boa notícia do dia foi a alta de uma idosa de 91 anos que testou positivo e estava internada em Teresina desde o dia 2 de abril. No boletim desta sexta-feira, a Sesapi contabiliza 63 pacientes com alta médica. 





Fábio Lima
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário