A Polícia Federal de Parnaíba apreendeu durante operação, na tarde desta sexta-feira (28), material de campanha com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à presidência nas eleições 2018. Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas sedes de partidos, comitês de campanha e empresas gráficas no Litoral do Piauí.
A denúncia foi feita pelo Ministério Público Eleitoral e o mandado expedido pelo juiz eleitoral de Parnaíba, Max Paulo de Alcântara Soares. Nesta sexta-feira (28), ocorreram em Minas Gerais e Pernambuco apreensões de materiais com Lula como candidato a presidente.
Apreensão Polícia Federal em Parnaíba — Foto: Kairo Amaral/TV Clube
Os alvos da operação no Piauí foram: diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), diretório municipal do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), comitê da coligação “A Vitória com a Força do Povo”, Agência dos Correios, duas gráficas da cidade e na casa de um candidato a deputado estadual.
Vários materiais gráficos de campanhas eleitorais, como santinhos, adesivos, placas e folders foram apreendidos por descumprimento à legislação eleitoral. Segundo o Ministério Público, o material é considerado irregular pois contém a foto do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva ainda como candidato a presidente.
Apreensão Polícia Federal em Parnaíba — Foto: Kairo Amaral/TV Clube
Lula teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)em julgamento finalizado no dia 1º de setembro. O ex-presidente está preso desde 7 de abril, cumprindo pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso da Lava Jato envolvendo o triplex em Guarujá (SP).
Todo o material apreendido foi levado para o Cartório Eleitoral de Parnaíba, no bairro Nossa Senhora de Fátima. O promotor eleitoral, responsável pela denúncia, Cristiano Peixoto, e juiz eleitoral que expediu os mandados de busca informaram que só irão se pronunciar após a análise de todo o material apreendido.
Esclarecimento
Confira na íntegra a nota de esclarecimento enviada pelo diretório estadual do PT:
"Em relação ao mandado de busca e apreensão que ocorreu na cidade de Parnaiba, temos a informar que desde o indeferimento do registro de candidatura do Presidente Lula, que ocorreu no dia 31 de agosto, não foi confeccionado material que fizesse referência à candidatura de Lula.
Desde o dia 11 de Setembro estamos trabalhando diuturnamente para levarmos ao conhecimento dos eleitores a candidatura de Haddad, o candidato de Lula e de Wellington Dias".
Fonte; G1/PI / edição Plantão Parnaíba 24 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário