Parceria - Rádio Icó News

quarta-feira, 26 de junho de 2019

POSSÍVEL VAZAMENTO DE RADIAÇÃO É DETECTADO EM PARNAÍBA - SESAPI NÃO COMENTA O CASO

 

O jornalismo do Blog do Tiago Mendes apurou que um possível vazamento de radiação, localizado nas instalações do antigo Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba, pode ter desdobramentos negativos para a saúde pública, caso nenhuma providência seja tomada.

O hospital que fica no bairro Nova Parnaíba, existe há mais de 40 anos, e possui em suas dependências, uma sala com um aparelho de Raio X, que embora desativado, apresenta riscos a saúde pública.

Nossa reportagem teve acesso com exclusividade à fotos do aparelho de Raio X do hospital, e nas imagens é notada a ausência de chumbos ou baritas, uma espécie de proteção exigida por lei, para evitar o vazamento de radiação. O equipamento funcionava há anos, até que a nova administração assumiu.


Mas o risco não deixa de existir nesse caso. A falta de blindagem adequada, pode ter causado danos, a pessoas que tiveram esse contato direto, ou indireto com o equipamento.
No país existe uma grande discussão em torno dos riscos apresentados por aparelhos desativados. Há quem defenda, que os aparelhos de Raio X fabricados recentemente não oferecem riscos de radiação, mesmo se estes, estiverem desativados. Com relação aos mais antigos, perfil que se encaixa com o aparelho do Hospital Nossa Senhora de Fátima, existem sim, opiniões que afirmam que eles oferecem riscos à saúde pública mesmo estando desativados.


Entramos em contato com o empresário Guedes, dono da empresa que assumiria o hospital, mas que desistiu do contrato, ao tomar conhecimento da existência do risco. Ele disse ter tomado conhecimento da existência desse aparelho, após assinar um contrato com os antigos proprietários do hospital, e que logo que tomou conhecimento da existência do aparelho, ordenou a desativação.


“Eu fiz também baseado na norma nacional da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) o pedido de desativação desse aparelho à Vigilância Sanitária que é ligada à Secretaria de Estado da Saúde, mas até o momento nenhuma equipe veio até aqui. A minha preocupação só aumenta devido os riscos que funcionários e a própria população correm” disse o empresário.

 Nesse bloco do hospital está localizado o aparelho, foi pelo portão dos fundos que bandidos já entraram e conseguiram levar as peças citadas na reportagem

A preocupação do empresário se justifica no conhecimento que ele possui sobre os riscos, e nos recentes acontecimentos no hospital. É que segundo ele, já foram registradas pelo menos quatro invasões por uma área ao fundo do hospital.
Nessas invasões os bandidos que entraram levaram aparelhos de uso hospitalar como motores, placas e fios. A sala onde fica localizado o aparelho de Raio X não oferece nenhuma segurança capaz de evitar uma invasão desse tipo.
“Se eles levam uma peça desse aparelho, eles podem desencadear um processo de radiação para eles e para muitas pessoas no entorno do hospital, esse é risco do momento” comentou.


Nossa reportagem também tentou ouvir a SESAPI (Secretaria de Estado da Saúde), perguntamos ao Secretário Florentino Neto se o órgão tomou conhecimento desse pedido de retirada do aparelho do hospital em Parnaíba, como disse o empresário.

Até o fechamento dessa nota, nenhuma resposta foi dada.
Vale lembrar que acidentes radiativos já foram registrados no Brasil, e causaram danos reais a milhares de pessoas. Em 1987 quatro pessoas morreram e mais 1 500 foram afetadas por causa do contato que tiveram com o elemento químico Césio 137, o caso ocorreu em Goiânia – GO e entrou para a história como o maior acidente radiativo em área urbana comum do país.


Fonte Blog do Thiago Mendes

2 comentários:

  1. Não é bem assim que funciona o risco de radiação. O aparelho estando desativo, não significa que ele irá trazer riscos à sociedade.
    Sou professor formado na área de Radiologia.

    ResponderExcluir