Parceria - Rádio Icó News

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

PIAUÍ ESTÁ ENTRE OS TRÊS ESTADOS COM MAIORES TAXAS DE MORTALIDADE MATERNA DO PAÍS

Resultado de imagem para piaui esta entre os tres estados com maiores taxas de mortalidade maternas no pais
IMAGENS G1/PI

Segundo pesquisa, 92% dos casos poderiam ser evitados. Mães relatam problemas de infecção hospitalar durante após cirurgia cesariana.


O Piauí tem uma das três maiores taxas de mortalidade materna do país. Pacientes e médicos culpam a falta de estrutura e recursos para a saúde, já que 92% dos casos poderiam ser evitados.

Enquanto a média nacional em 2016 ficou 64 óbitos, no Piauí, a média foi de 108. No ano de 2014, a média foi de 86, número superior a estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, que é de 20 óbitos.

A meta era diminuir até 2030 para 20 mortes maternas para cada 100 mil nascidos vivos, que é uma meta aceitável. É um absurdo, porque 92% das mortes maternas são evitáveis, ou seja, se fizesse o certo não iria acontecer", declarou a obstetra Lia Damásio, conselheira do Conselho Regional de Medicina (CRM).

Uma mãe, que preferiu não ser identificada, teve a filha no dia 1º de outubro, em uma cirurgia cesariana de urgência. No dia 8, ela precisou retornar a maternidade porque sentia muitas dores.
"No segundo dia que eu estava em casa, eu percebi um inchaço na cirurgia e uma vermelhidão. A minha recuperação foi péssima da cesárea, até então eu achava que era normal porque eu nunca tinha feito uma cirurgia, mas chegou a um ponto que eu não conseguia caminhar mais e precisava de ajuda para tudo", contou.

Um erro que poderia ter custado a vida dela e da filha. Além da demora na cirurgia, o documento de controle da paciente aponta que ela teve um parto normal, quando na verdade foi uma cesárea de urgência. E ainda 39 semanas de gestação, ao invés de 41.

"A gente percebe que é um grande descaso, porque tudo que acontece na maternidade, que gera certa preocupação na gente, pra eles é normal. Uma infecção é algo que pode acontecer, mas pra gente não, a gente sabe que é algo que pode ir para o sangue e pode levar a óbito", disse a mãe.


Fonte G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário