FOTOS; CORPO DE BOMBEIROS DO PIAUÍ
Com 30 registros por dia de incêndios em todo o estado, o Corpo de Bombeiros do Piauí adquiriu duas aeronaves para combater as chamas. Um dos aviões, um monomotor Air Tractor AT-502B que tem capacidade para 2.600 litros de água, já se encontra há dois dias em operação no Sul do Piauí.
Pertencentes a uma empresa privada com pontos em Brasília e na Bahia, as aeronaves foram contratadas em licitação do feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/3/x/HpZlaOTVGfIhXNTBdrEw/whatsapp-image-2019-09-19-at-094327.jpeg)
AERONAVE EM OPERAÇÃO
A aeronave foi usada no combate a incêndios na fronteira do Piauí e Ceará, nas proximidades do município de Pimenteiras e ficará disponível para a região dos parques de conservação federal da Serra da Capivara e Serra das Confusões localizados no Sul do estado
“Ano passado tivemos focos de queimadas em unidades de conservação, por isso já deixamos a aeronave posicionada por lá para em casos de novos incêndios”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico.
A segunda aeronave ainda não está no Piauí mas encontra-se disponível em casos se incêndios de maior magnitude.
Média
Segundo o comandante da corporação, não houve aumento drástico de incidências de queimadas em relação ao ano passado. “Estamos no mesmo padrão, a média muito parecida com o ano passado, com cerca de 30 ocorrência por dia”, disse.
Em setembro o Piauí ultrapassou a marca de 4.100 focos de calor, que representam risco de incêndio, mais da metade, só no mês de agosto e outros 840 este mês de setembro. No ano passado, o ano já contabilizava 4.500 focos. Os dados são do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e representam uma redução de cerca de 7% para o período.
Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário