Parceria - Rádio Icó News

sexta-feira, 25 de março de 2022

BARRAGEM DE BOA ESPERANÇA ATINGE 80% E RIO PARNAÍBA AUMENTARÁ NÍVEL DAS ÁGUAS

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) alertou nesta sexta-feira (25) que o rio Parnaíba deve ter um aumento no seu nível após a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informar que vai elevar a vazão do reservatório de Boa Esperança após ela atingir 80,12% da sua capacidade de armazenamento.

A atual vazão é de 900 m³/s, e a Chesf vai realizar um aumento para 1.200 m³/s a partir de sábado (26). A barragem atingiu 80,12% da sua capacidade de armazenamento após a ocorrência de chuvas na bacia do rio Parnaíba nos últimos dias.

O CPRM informou que isso deve afetar o aumento do nível do rio Parnaíba no estado do Piauí. “Caso se confirmem as previsões gerais para todo o período chuvoso da ocorrência de chuvas dentro ou acima da média na bacia devido, principalmente, à ocorrência de La Niña, é possível que os rios atinjam cotas mais significativas de meados de março a meados de maio, com maior predominância no mês de abril. A CPRM permanecerá acompanhando o comportamento dos rios da bacia do Parnaíba e emitirá boletins com previsões de curto prazo do comportamento futuro do rio caso o mesmo suplante o nível de alerta em alguma das cidades beneficiadas”, informou.



Cidade Verde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário